domingo, 26 de dezembro de 2010

Arquivos de Viagem: Gente Humilde

Foto tirada por trás da janela do carro: me fez lembrar a música de Chico e Vinicius... "Gente humilde"

9 comentários:

  1. Olá, Juli. Estou pensando em investir numa máquina nova. Talvez uma DSLR de entrada da Nikkon ou Canon. Mas também acho muito tentadoras as compactas com ultra zoom, que fazem fotos muito boas, são mais leves e com custo melhor. Sei que são coisas diferentes de se comparar, mas ando trocando impressões a respeito. Já falei com o Michel a respeito. Gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. Oi Evandro!!!
    Olha só, até dezembro eu só tinha utilizado câmeras compactas (Sony Cybershot e Canon com zoom digital +- 12.0 e optico baixo). Na época quebrava o galho para o que precisava. Qdo resolvi investir numa DSLR eu consultei alguns amigos que trabalham com fotojornalismo. Todos sugeriram a Nikon D3000, que era a que eles utilizavam para trabalhar. Claro que ao me indicarem, consideraram tb que eu não era profissional e que tb não queria gastar muito. Quando procurei este modelo aqui na Itália me informaram que ela estava sendo substituída pela Nikon D3100 que aqui na Itália custa +- 500 euros (No Brasil não faço ideia). Eu estou gostando muito dela, mas sei que ainda tenho muito o que explorar (leia-se preguiça de ler as mais de 200 pgs de manual).
    A NikonD3100 tem auto foco e sensor CMOS de 14,2 megapixels. O ISO vai de 100 a 3.200, expansível a ISO 12.800. Ela tem um sistema de autofoco de 11 pontos, e a mensuração da exposição é feita por um medidor RGB 3D de 420 pixels. E se você gosta de vídeos, ela é uma boa opção para videos de qualidade (filmagem 1080p a 24fps em H.264).
    Algumas pessoas me disseram que preferem os modelos Canon, mas em geral eles são mais caros. Eu não tenho parâmetros pra dizer qual é melhor. Mas estou satisfeita com a minha. Mas já ouvi algumas críticas ao modelo tb.
    Aqui nestes links você pode encontra algumas informações:
    http://www.revolucaodigital.net/2010/08/21/nikon-d3100/

    http://www.fotografia-dg.com/nikon-d3100/

    Espero ter podido ajudar. Um abraço e depois me conta qual você escolheu e se gostou.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Juli, muito obrigado pelas informações! Saiu uma reportagem na última Fotografe Melhor https://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=28 sobre a Nikon D3100. Vou olhar com mais atenção a partir dos teus comentários. Ainda estou sem pressa para definir isso. Uma pequena desvantagem que eu encontrei nas câmaras DSLR de entrada são o fato de não possuirem motor incorporado ao corpo do equipamento, fazendo com que as objetivas sejam mais caras. Terei que pesar também quais são os acessórios que deverei ter para montar um kit para fotografar em situações de natureza, animais e algo de arquitetura, que são os meus maiores interesses! Lamentavelmente aqui no Brasil a Nikon D3100 deve sair o dobro do preço que tu encontras aí na Europa :( !!! Certamente você me ajudou muito! Valeu e vamos conversando! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ah, um detalhe: Essa foto aí de cima foi tirada em uma câmera super simples. E por trás do vidro do carro. Por isso não está muito nítida. A questão é. Uma DSLR pode te dar resultados equiparados à compacta se você não souber aproveitar todos seus recursos. Foi o que eu senti logo que comprei a minha. Só agora é que estou descobrindo as potencialidades dela, para além do que uma compacta pode oferecer.

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliane!
    Meu caso é diferente!
    Eu procuro uma nova câmera, mas ainda prefiro as compactas, pois é pra usar ela em tudo quanto é lugar e pra isso ñ pode ser uma muito grande q ocupe muito espaço.
    Minha maior preocupação seria por uma camera com um bom flash e q ñ tirasse tão facilmente fotos tremidas cm a mninha sempre tira. Acho que ela tem o capturador de imagem lento...ñ entendo muito disso.
    Quero aquelas pra carregar em dias de sol e chuva!
    E ai? qual vc acha melhor?
    Dei uma olhada nessas daq:

    Sony Cyber Shot W320 - 14.1 MP Sony Cyber Shot W330
    Sony Cyber Shot W350
    Sony Cyber Shot W370
    Panasonic Lumix DMC-LX5 10.1 Megapixel Digital Camera – Black
    Canon PowerShot S95 10 Megapixels Câmera Digital

    Essas tirei de uma pesquisa meio antiga, se tiver uma mais moderninha melhor, aceito sugestão!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. A foto ficou legal, Juli! Realmente, às vezes ficamos mais preocupados com a máquina e seus recursos, mas o que conta mais é o olho do fotógrafo, mesmo que utilize uma máquina simples. Outro dia li um TT sobre um comentário do JR Duran. Ele disse mais ou menos assim: perguntar para um fotógrafo com qual máquina ele fez determinada foto/fotos é o mesmo que perguntar para um escritor com qual computador ele escreveu seu livro! Maravilha, né! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Puxa, valeu Evandro. JR Duran é o cara, né? Se ele falou, tá mais que falado!!!!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sobre as compactas, eu realmente não sei se elas apresentam muita diferença quanto ao critério 'qualidade da imagem'. Ao menos eu tive Sony CyberShot e Canon PowerShot e não vi nenhuma diferença substancial. Contudo, consegui observar alguns detalhes:
    As câmeras da Sony, por alguma razão apresentam algum problema de bateria. Elas desligam sozinhas e ligam novamente quando querem. E pelo que conversei com outras pessoas esse problema é relatado com frequência. A Canon é mais resistente e fácil de operacionalizar. Mas tb é mais lenta quanto ao tempo de disparo. E o flash demora pra carregar, o que as vezes pode ser irritante. Em geral, as compactas tem zoom digital que não ajuda muito. E sobre tremer, dizem que a Sony é mais estável e eu até concordo. Mas acho que depende do modelo. Eu estou por fora das atualizações dos modelos recentes de ambas as marcas. Mas se eu puder sugerir uma marca, indicaria a Canon. A Sony tem mais frescuras, são mais bonitas, leves, coloridinhas... mas isso não resulta em fotos melhores. Ao mesmo tempo, podem encarecer o produto. Nikon é a marca da minha câmera atual, mas ela é DSRL.E sobre a Panasonic eu nunca tive, mas ouvi falar bem. Não sei se mais ajudei ou confudi. Qq coisa escreve. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal
    Segue um blog com post legal sobre a nomenclatura das câmeras. Abç
    http://jgoffredo.blogspot.com/2011/07/nomeclatura-de-dslrs-da-nikon.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...